quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 de Maio - Dia Nacional de Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes


O dia 18 de maio foi a data escolhida para marcar o combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esta escolha se deu por nesta data, na dácada de 1970, ter desaparecido da escola em que estudava, a menina Araceli, de 8 anos de idade, na cidade de Vitória-ES. Araceli foi sequestrada, estuparada e queimada, ficando tão crueldade impune até os dias de hoje. (Para conhecer melhor o caso, clique aqui).
Desde o ano de 2000 esta data é marcada por várias ações para marcar e lembrar a data, além de pressionar o poder público em defesa da promoção de políticas públicas de enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Violência Sexual é uma grave violação dos direitos fundamentais, a dignidade humana, que atinge milhares de Crianças e Adolescentes por todo o país.
Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, foram construídas ferramentas para quantificar e analisar os casos de abuso e exploração sexual no país a fim de pensar políticas públicas de combate a esse problema. Uma das principais ferramentas conquistadas pela sociedade é o Disque 100, um serviço da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de violações de direitos humanos por telefone ou pela Internet.

Toda a sociedade deve se mobilizar para combater este problema. Faça a sua parte! Não divulgue fotos de crianças e adolescentes, textos que façam alusão a práticas sexuais envolvendo estes sujeitos e sempre que os encontrar por ai DENUNCIE!!!

O Blog Luxúria e Subversões defende esta causa! Junte-se a nós!

Um comentário:

  1. Ora aí está um tema que me choca imenso, como mãe que sou. Mas infelizmente cada dia que passa mais casos acontecem.
    Vou seguir o teu blog. Passa no meu
    rebeldeinquietude.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sou tua em corpo, alma e palavra. Leia-me, traduza-me e reescreva-me...sempre!