terça-feira, 25 de maio de 2010

LUXÚRIA e SUBVERSÃO???

A Luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional e egoísta por todo prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: "deixar-se dominar pelas paixões".

A Luxúria é um dos sete pecados capitais. Os sete pecados capitais foram instituídos antes do surgimento do cristianismo, mas foram utilizados pela doutrina católica com o intuito de controlar, educar e proteger seus seguidores. Aqueles que cometessem algum desses pecados seriam merecedores de condenação.

A Lúxuria consiste no apego aos prazeres carnais, responsável pela corrupção de costumes; é expressa através da sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

Definição do dicionário Aurélio
lu.xú.ria = (latim luxuria, -ae, exuberância, excesso). Substantivo feminino.
1.Viço das plantas.
2.Lascívia, sensualidade.


O termo Subversão está relacionado a um transtorno, uma revolta; principalmente no sentido moral. A palavra está presente em todos os idiomas de origem latina e era originalmente aplicada a diversos eventos, como a derrota militar de uma cidade, ou seja, se refere à tentativas de destruir estruturas de autoridade.

Subversão, como utilizamos hoje, remete a algo mais clandestino, como ir contra as bases do status quo, ser contra o que é instituído socialmente, aos princípios estabelecidos.

Definição do dicionário Aurélio
sub.ver.são = Substantivo feminino.
1.Ato ou efeito de subverter.
2.Insubordinação ao poder constituído. [Pl.: –sões.]

(Informações do Wikipedia e Aurelio digital)
-----------------------------------------------------------------
Agora você já sabe o que vai encontrar por aqui...
Divirta-se com nossas LUXÚRIAS E SUBVERSÕES...

2 comentários:

Sou tua em corpo, alma e palavra. Leia-me, traduza-me e reescreva-me...sempre!